GAP BAND

O primeiro grande sucesso do GAP BAND foi a música Shake. Charlie Wilson mostrou a canção para os irmãos pensando que eles poderiam ridicularizar a música. Aconteceu justamente o contrário, os irmãos adoraram e a música alcançou o quarto lugar na parada Billboard R&B, levando o grupo a ser conhecido nacionalmente.

Nascidos e criados em Tulsa, Oklahoma, os irmãos Wilson começaram a cantar e tocar no igreja do pai, e também eram obrigados a praticar lições de música em casa. Eles aprenderam vários instrumentos, entre eles, o piano. Na ocasião eles menosprezaram as lições, mas elas foram uma ferramenta de valor para os três no futuro.

Ronnie que é o mais velho, montou sua própria banda aos 14 anos. Charlie, alguns anos mais jovem que Ronnie, montou também sua própria banda dois anos depois. Uma noite em que as duas bandas estavam tocando, cada uma de um lado da rua, Ronnie disse a Charlie que se unissem as músicas deles o dono da casa noturna pagaria $50.00 a mais do que eles estavam ganhando separados. Charlie topou e tocaram juntos. Pouco tempo depois, o baixista do grupo deixou a banda e Ronnie e Charlie chamaram Robert, irmão mais jovem deles, com apenas 14 anos para ser o baixista do grupo. Por algum tempo a banda ficou sem nenhum nome.

Finalmente eles começaram a usar um nome Greenwood, Archer and Pine Streets Band.

Como anunciar tal nome em cartazes ficou muito complicado, o grupo encurtou o nome ao G.-A.-P. Street Band. Devido a um erro tipográfico, o grupo foi anunciado como GAP BAND e o nome pegou. Eles se apresentaram em vários lugares ao redor de Tulsa. Porém, em meados dos anos 1970, Charlie Wilson se interessou por explorar as possibilidades em Los Angeles. Pouco tempo depois, Charlie conseguiu convenceu seus irmãos.

O grupo conheceu Lonnie Simmons, através de um amigo, também músico, D.J. Rogers. Simmons possuía uma boate e um estúdio de gravação na ocasião e o grupo assinou contrato com aquela gravadora. O hit Shake alcançou o TOP 5 em 1979, junto com Steppin’ Out (Top 10) e I Don’t Believe You Want to Get Up and Dance (Oops, Up Side Your Head) (Top 4), em 1980. O álbum posterior foi inspirado em um concerto em Pittsburgh, onde algumas crianças estavam cantando um groove e o GAP BAND gostou do estilo.

Em dezembro de 1980, o trio alcançou pela primeira vez o topo das paradas com Burn Rubber (Why You Wanna Hurt Me) e o Top 5 com a balada Yearning for Your Love (1981).

Por mais três vezes o grupo chegou ao topo das paradas com Early in the Morning e Outstanding em 1982 e All of My Love em 1989. Três outros hits alcançaram o segundo lugar You Dropped a Bomb on Me em 1982, Beep a Freak em 1984 e Going in Cirlces em 1986 e várias outras músicas alcançaram o Top 10. Eles também fizeram a trilha sonora para o filme Peniteniary III de Leon Isaac Kennedy e Marfim de Keena Waynans.Uma curiosidade é que o grupo só foi chamado para fazer esta trilha 24 horas antes do filme ser editado.

Em 1984, o Ronnie Wilson se tornou cristão e pastor. Charlie Wilson continuou a carreira de cantor. Ele trabalhou com Quincy Jones, Ray Charles, Eurythmics e Snoop Dogg entre outros.

O GAP BAND gravou por diversas gravadoras, inclusive Mercury e a Capitol Records. O grupo permaneceu unido nos bons e maus momentos. Eles ainda estão gravando ativamente e fazem shows por todo o mundo.
Fonte-Good Times


Gap Gold: The Best of the Gap Band

1. Burn Rubber (Why You Wanna Hurt Me)
2. Outstanding
3. I Don’t Believe You Want to Get Up and Dance (Oops)
4. Party Train
5. Stay With Me
6. You Dropped A Bomb On Me
7. Early In The Morning
8. Yearning For Your Love
9. Shake
10. Season’s No Reason To Change

Link Original


Gap Band – The Best

Pass/senha:fhensofunkmusic.blogspot.com