A Motown, também conhecida como Tamla Motown, é uma gravadora de discos fundada em 14 de dezembro de 1959 por Berry Gordy Jr. na cidade de Detroit, estado norte-americano de Michigan conhecida como “Motor Town”, devido às montadoras de automóveis ali instaladas. O nome da gravadora é uma redução de “Motor Town”. Nos anos 60 foi a mais bem sucedida na criação daquilo que se tornou conhecido como O Som da Motown, um estilo de “soul” bem característico, com o uso de instrumentos como pandeiros, baterias e instrumentos do “rhythm and blues” além de um estilo de ‘canto-e-resposta’ (com a repetição, por parte do coral, de frases inteiras ou palavras de alguns versos) originário da música gospel. O “som da Motown” também é marcado pelo uso de orquestração e instrumentos de sopro, por harmonias bem arranjadas e outros refinamentos de produção da música pop, e é considerado precursor da Era Disco dos anos 70.

Apesar de terem existido músicos negros norte-americanos de grande sucesso antes dos anos 60, incluindo Louis Armstrong, Ella Fitzgerald, Nat King Cole, e Chuck Berry, a Motown foi a mais importante lançadora de artistas negros desde seu surgimento até o surgimento do chamado “hip hop”. Foi também a primeira a lançar músicas que deixavam de lado o puro e simples lirismo e mergulhavam também em temas socio-políticos.

Foi também a criadora dos chamados ‘girl groups’, conjuntos de vocalistas femininas como Martha & the Vandellas e The Supremes. Seus artistas eram vestidos, penteados e coreografados de modo impecável, para exibições ao vivo nas tevês e shows. Deveriam, para a gravadora, funcionar como uma espécie de “embaixadores” para outros artistas negros norte-americanos em busca de sucesso.

A maioria dos sucessos da Motown nos anos 60 – destaque para as primeiras gravações de Diana Ross e The Supremes – foi escrita pelo trio de compositores Holland-Dozier-Holland (Lamont Dozier, e os irmãos Brian e Edwin Holland Jr.). Tanto cuidado com a produção deu resultados: de 1961 a 1971 a Motown conseguiu emplacar nada menos que 110 músicas no “Top 10” norte-americano. Para completar o acompanhamento de alguns artistas, a gravadora teve também sua própria orquestra, chamada “The Funk Brothers”.

Motown Big Hits & Hard to Find Classics 1

01 – gladys knight and the pips – here are the pieces of my broken heart

02 – isley brothers – my love is your love (forever)

03 – brenda holloway – tell me your story

04 – marvin gaye – sonny

05 – tammi terrell – lone, lonely town

06 – the originals – don’t stop now

07 – chris clark – do i love you

08 – the temptations – that’ll be the day

09 – junior walker – ain’t that the truth

10 – barbara mcnair – forget you ever met me baby

11 – the contours – it’s growing

12 – martha reeves – no one there

13 – undisputed truth – you got the love i need

14 – bobby taylor – don’t be afraid

15 – the marvelettes – don’t make hurting me a habit

16 – the four tops – where did you go

17 – stevie wonder – hey love

18 – the detroit spinners – where is that girl

19 – marvin gaye and kim weston – when we’re together

20 – smokey robinson and the miracles – flying high together

Link Original

Pass / senha: fhensofunkmusic.blogspot.com