A grande bateria do mestre Marçal

Embora a música carnavalesca se restrinja aos sambas-de-enredo, como o álbum das Escolas do Grupo I-A (lançamento RCA, Cz$ 660,00), havendo apenas saudades da época das marchinhas e sambas que, desde setembro esquentavam os foliões, há sempre algumas opções de samba.

Os discos de sambas-de-enredo vendem milhares de cópias – motivo da briga que provocou a divisão das escolas, com duas ou três gravações diferentes. Os turistas garantem uma grande parcela das compras e para este público acaba de ser lançado um elepê ótimo: “A Incrível Bateria do Mestre Marçal” (Polygram/Polydor, dezembro/87).

Durante quase 20 anos a Polygram manteve em catálogo a série “Bateria Fantástica”, exclusivamente instrumental e destinada a oferecer especialmente aos estrangeiros uma introdução aos nossos ritmos. Também a “Bateria Nota 10 da Mocidade Independente de Padre Miguel”, dirigida pelo mestre André (José Pereira da Silva, 1938-1980), fez registros históricos na antiga Top Tape, quando Manolo Camaro (hoje presidente da BMG/Ariola, ex- RCA) a dirigia.

Agora, astutamente, o grande percussionista Marçal, filho de Armando Vieira Marçal (1902-1947) – parceiro de Bide (Alcebíades Maia Barcelos, 1902-1975) em tantos clássicos, também decidiu fazer um “disco for tourists”. Assim, todo o lado A é dedicado “A Incrível Bateria”, na qual mestre Marçal mostra a potencialidade dos instrumentos (surdo, ganzá, tamborim, agogô, cuíca, tarol, repinque, apito), enquanto que no lado B há uma seleção de grandes sambas-de-enredo, a começar por “Festa para um Rei Negro” (Zuzuca), internacionalizado já há dois anos por David “Talking Heads” Byrnes na trilha sonora de seu filme “Histórias Reais”. O texto em português e inglês na contracapa confirma o marketing de exportação neste produto bem acabado e que, por incrível que pareça, é um dos poucos discos em catálogo que se pode recomendar a um estrangeiro interessado em conhecer “the authentic sound of brazilian sambas-schools”.

Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:

Veiculo: Estado do Paraná

Caderno ou Suplemento: Almanaque

Coluna ou Seção: Música

Página: 23

Data: 24/01/1988