Sonia Santos – Crioula

Cantora. Compositora.

Radicada nos Estados Unidos a partir da década de 1970, onde passou a desenvolver carreira artística cantando em português, espanhol e em inglês, especialmente na cidade de Los Angeles, onde fixaria residência.

Em 1974 participou da trilha sonora trilha, originalnente criada por Raul Seixas e Paulo Coelho, da novela “O Rebu”, da TV Globo, sendo incluída no disco homônimo, no qual interpretou a faixa “Porque”, de Raul Seixas e Paulo Coelho.

Em 1988 participou do espetáculo “Verão Brasil”, escrito e dirigido por Ricardo Cravo Albin a pedido do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores. O espetáculo foi estrelado por Sonia Santos e Tom da Bahia e excursionou por vários países (África do Norte, Espanha, Venezuela e Angola). Das três turnês internacionais constaram as seguintes apresetnações: A 1ª nos festivais de verão dos países árabes do norte da África e ainda Espanha (Madrid e São Sebastião); a 2ª no Teatro Kal Marx em Luanda e na cidade de Capanda (Angola) e a 3º turnês na cidade de Caracas, na Venezuela, integrando a comitiva do Presidente José Sarney.

O ano de 1997 lançou, nos Estados Unidos, o CD “Sorte”, no qual interpretou de sua autoria as faixas “Las tres Americas”, versão de “Somos América”, de autoria de Tim Maia; “Eu te amo” (c/ Renato Piau), “Manhoso”, (c/ Pi e Ronaldo); “Capoeira” (c/ A. C. Mendes); “Elo da raça” (c/ Maia, Clarisso e Ciranda); “Saudade” (c/ Krishna); “Juventud”, versão de “Gerações”, de Luís Melodia; “Malcolm X” (c/ Julinho de Palmares) e ainda a faixa-título “Sorte”, em parceria com Macau. No disco também foram incluídas as faixas “Sopa de caracol” (Chico Ramos) e “Fogo de palha”, de Pi e Ronaldo.

01 – A Lavadeira (Eros / Jon Lemos / Correia)

02 – Quando Nasce o Filho de Um Sambista (Paulinho da Viola)

03 – A Polícia Bateu (Metalói)

04 – O Bom Malandro (Paulo Faria)

05 – Não Falo Em Viola (Everaldo Cruz / Djalminha)

06 – Fracasso (Mário Lago)

07 – Crioula (Sônia Santos / Ângela Soares)

08 – Retrato Oficial (Lino Roberto / Wilson Medeiros)

09 – Distância (Dedé da Portela)

10 – Afinal Eu Encontrei (Noca da Portela / Delcio Carvalho)

11 – Taí a História Pra Mostrar (Kiko de Carvalho)

12 – João Ninguém (Paulo Menezes / Milton Legey)

Link da Onda