Repostagem em homenagem a
Nelson Roberto Pérez, o “Bob Nelson”
a lenda de carne e osso

Nelson Roberto Pérez, o Bob Nelson, cantor e compositor, nasceu em Campinas, SP, a 12.10.1918.
Era o 6º dos filhos de José Pérez, espanhol, ferroviário da Mogiana e dono do Hotel Dalva, e de Dona Floresmina, do lar.
Fez o grupo escolar que funcionava anexo à Escola Normal e formou-se contabilista na Escola de Comércio São Luiz.
Trabalhou como caixeiro-viajante, percorrendo a Central Brasil como vendedor das meias Ethel, que quase ninguém comprava, devido ao alto preço, e iniciou sua carreira musical cantando na Rádio Educadora de Campinas.
Ainda em 1943, interpretando sua versão de Ó Susana, de Stephen Foster, ganhou o primeiro prêmio no programa
A suas músicas fizeram muito sucesso, entre elas O Boi Barnabé, com Victor Simon, Eu Tiro o Leite, com Sebastião Lima, Santa Fé, composição de José Cunha e Nelson Teixeira, Vaqueiro Alegre, com Stephen Foster, Não Sou de Briga, de Santos Rodrigues e B. Toledo, Alô, Xerife, de Pedro Paraguassu e José Batista, Minha Linda Salomé, de Denis Brean e Victor Simon e Vaqueiro Alegre, com Ben Kanter e Victor Simon.
Em 1946, época em que era um dos principais artistas da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, participou do filme Segura Essa Mulher, e, no ano seguinte, de Este Mundo É Um Pandeiro, ambos de Watson Macedo.

O Vaqueiro Alegre, seu slogan preferido, foi ídolo de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, o Tremendão, tendo este gravando uma música em sua homenagem em 1974, “A Lenda de Bob Nelson”.

Aposentou-se, em 1976, na Rádio Nacional, onde já deixara de cantar e atuava como Secretário do Departamento Jurídico e Diretor de Gravações.
A partir de então, voltou a exercer sua primeira profissão: caixeiro-viajante, representante de produtos ópticos, percorrendo todo o Brasil para promover vendas, sempre disposto a se apresentar artisticamente, com a mesma disposição e a mesma capacidade de conquistar platéias.

Faleceu no Rio Janeiro, vítima de parada cardíaca, no dia 28.08.2009, perto de completar 91 anos de idade.

Esta informação nos foi passado pelo nosso amigo Vlademir da Mc & Jc

Lado A
1 Sou uma criança, não entendo nada
2 A lenda de Bob Nelson

Lado B
1 1990 Projeto Salva Terra
2 Haroldo, o robot doméstico

Link do Arquivo