Chocolate da Bahia – Barraca do Chocolate – Do Mercado Modelo da Bahia

Quando iniciei as postagens de Sambarock, um amigo me pediu esse disco postado no blog, mas fiz uma pergunta a ele, você sabe alguma coisa sobre o Chocolate? Conhece alguma outra musica sem ser a “Roda de Samba”?
Lembro que ele respondeu:
Cara, não conheço nada a respeito so a faixa “Roda de samba” o cara manda muito bem e só, não me interessa o resto.
Discordo plenamente quanto a não me interesso pelo resto, o disco é repleto de perolas e tem a historia por traz que faz toda diferença num disco, por isso não coloquei na net naquela época, mas agora o mesmo amigo me trouxe algumas infos e me disse:
Não achei o disco em lugar nenhum mas aprendi a conhecer e valorizar as infos por traz de uma musica ou cantor, obrigado!
Chega de bla, bla, bla e vamos ao disco!
Disco de 1977, raro e imperdível com uma mistura cheia de swing com pitadas de sarcasmo nas letras misturando alegria e um batuque reverenciando os orixás.
Chocolate da Bahia, que tinha uma barraca de artigos religiosos no Mercado Modelo de Salvador. Grande amigo do mestre Camafeu de Oxóssi, que também possuia uma barraca.

1- Nao deixo nao
2- Salve sao jorge
3- Roda de samba
4- Meu passarinho
5- Sereia, sereia
6- Jesus cristo brasileiro
7- A cobra mordeu caetano
8- Me da birinaite
9- Ele guenta
10- Santo antonio
11- Roda de samba da dona julia
12- La vem o homem
13- Viva deus

Retirado do verso do lp

“Chocolate do Mercado Modelo: é este o nome do moço. É o modelo certo de onde se tiram os que chegam à artista. Os bons do povo para o povo. ‘Chocolate’ da Bahia, da rua, do ‘Mercado Modelo’. Camarada, compre o disco. Ouça o moço”. Dorival Caymmi
Curiosidade: dentro do vinil vinha grátis uma medida do senhor do bomfim, e ainda tem no verso as instruções em português e inglês – “Enrole a fita no pulso e dê 3 nós. A cada nó faça um pedido. Quando a fita cair do pulso seus pedidos serão realizados”.

Axé.