Uma das grandes conquistas de um profissional, nos diversos níveis de relacionamento interpessoal, é a capacidade de ser assertivo.

Ser assertivo, diferente de ser agressivo, é comunicar-se de maneira franca e aberta, feita de maneira adequada, sem

provocar constrangimento aos direitos de outras pessoas.

A falta de assertividade é comum por ser causadora de muitos  conflitos e mal entendidos, além de outros prejuízos decorrentes  dessas dificuldades de comunicação. Analise, por exemplo:

– Quantas vezes você disse “sim” com a vontade de dizer “não”.

– Quantas vezes, você fez o trabalho que em princípio deveria  ser realizado por outra pessoa?

– Quantas vezes, em uma discussão ou em um debate você não  teve a coragem de posicionar-se do jeito que gostaria?

– Quantas vezes você se sentiu desconfortável para pedir ajuda a  alguém? Fazer uma crítica? Expressar uma opinião diferente do seu interlocutor? Dizer a alguém que ficou ofendido com um comentário ou uma brincadeira?

Estas são situações comuns, que fazem parte do nosso dia-a-dia, mas que mostram de quantas maneiras diferentes deixamos de ser assertivos para defendermos os nossos próprios espaços vitais.

Comportamento não assertivo:

– passividade: é uma forma de fugir de uma situação conflitante, na qual a pessoa se torna especializada em “engolir sapos”, pois age de forma tal a evitar confrontos, preocupa-se em demasia com a opinião de terceiros, adotando com freqüência uma postura defensiva

– agressividade: é uma forma de se comportar que agride o direito de outras pessoas. A pessoa deseja vencer a qualquer custo, tem uma postura invasiva de confronto, critica, joga a culpa sempre em outras pessoas. Quem age assim, normalmente interrompe outras pessoas, usa de sarcasmo, suas solicitações mais parecem ordens. É o “Chefe”/ “ Gestor” inves de “Líder”.

– manipulação: dá a entender que satisfaz os direitos de outras pessoas, entretanto, age desta maneira no intuito de satisfazer os seus próprios direitos. É irônico, age com falsidade e bajulações. Usa, de forma sutil as “vinganças” e, de maneira pseudo-elegante faz os seus ajustes de contas, pouco se importando com as outras pessoas.

A pessoa de comportamento assertivo:

– olha nos olhos quando fala

– é comedida

– é segura

– tem expressão corporal condizente com as suas palavras

– fala com elegância e naturalidade

– controla suas emoções

– expressa calma, é objetiva

– não perde uma venda por excesso ou falta de argumentos. E, por isso, defende os seus direitos, entre os quais destacamos:

– de ser respeitada e tratada de igual para igual

– de expressar os seus pensamentos, opiniões e sentimentos

– de dizer não, sem sentir-se culpada

– de dizer sim, quando lhe convier

– de dizer “não entendi” e pedir esclarecimentos

– de concordar, de discordar, de aceitar ou não aceitar as idéias, opiniões ou críticas de outras pessoas.

O convite à reflexão é:

Quais são as vantagens que você identifica cultivando um comportamento assertivo?

O que você conquistará, com maior facilidade na vida profissional? E na vida pessoal?

Para alguns, a grande mola propulsora da ação é o desejo do sucesso, para outros o prestígio e para outros o reconhecimento.

Não importa qual seja sua motivação, mas sim que a assertividade, sem dúvida o ajudará a alcançar o que você deseja.

Alguns benefícios ao sermos mais assertivos:

– Redução de conflitos interpessoais

– Liderança clara, direta e eficaz

– Negociações bem conduzidas

– Melhor planejamento no trabalho

– Melhora no clima organizacional

– Clientes satisfeitos com o atendimento

– Pessoas mais seguras, satisfeitas e menos estressadas.

Por Reinaldo Passadori

Fonte: http://www.revistaperspecti